COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, SOB LIDERANÇA DO PRESIDENTE PAULO GOMES, APROVA PROJETOS QUE BENEFICIAM CONSUMIDORES DO PARANÁ

Na última segunda-feira (25), a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) se reuniu para analisar e votar diversos projetos de lei importantes para a proteção dos consumidores do estado.


Projetos aprovados:
Projeto de Lei nº 53/2023: Obriga a assinatura física de idosos para a contratação de serviços de crédito por meios eletrônicos ou telefônicos. O projeto também determina a entrega de material simplificado para facilitar a compreensão dos contratos.
Projeto de Lei nº 272/2019: Garante o direito do proprietário de imóvel locado de fazer portabilidade entre administradoras de imóveis.
Projeto de Lei nº 861/2023: Determina que os estabelecimentos varejistas informem aos consumidores a origem, a data de recebimento e de validade dos seus produtos.
Projeto de Lei nº 460/2023: Permite a doação de milhas ou pontos em programas de companhias aéreas para a aquisição de passagens para atletas e paratletas.
Projeto de Lei nº 44/2019: Obriga as concessionárias de serviço público de água, luz e gás a inserir nas faturas de consumo mensagem de incentivo à doação de sangue.
Projeto de Lei nº 17/2024: Proíbe cobranças adicionais não previstas por motoristas de transportes de passageiros de plataformas de aplicativos.
Projeto de Lei nº 72/2023: Obriga as concessionárias de serviços públicos de água, energia elétrica e gás a inserir mensagem de combate à violência contra a mulher nas faturas do mês de março.


Consolidação das leis de defesa do consumidor:
O presidente da Comissão, deputado Paulo Gomes, também comunicou a instalação da Comissão Especial que vai realizar a tramitação do Projeto de Lei nº 1055/2023, que consolida as leis de defesa do consumidor do Paraná. O objetivo é facilitar o acesso à informação e garantir a aplicação das leis de forma mais eficiente.

Participação dos deputados:
Estiveram presentes na reunião os deputados Paulo Gomes, Adão Litro, Cobra Repórter, Batatinha, Cantora Mara Lima e Renato Freitas.

Próximos passos:
Os projetos de lei aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor serão agora apreciados pelas demais comissões da Alep antes de serem votados em plenário.

GOSTOU DESSA NOTÍCIA?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Compartilhe no LinkedIn

DEIXE SEU COMENTÁRIO

contato

Dúvidas com o direito do consumidor?

Entre em contato com o Paulo Gomes da TV através do WhatsApp!

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.

1
Escanear o código